quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Trabalhar em casa: vantagens e desvantagens

Desde dezembro trabalho para a agência Bendita - Conteúdo & Imagem. Além do fator peculiar ter-minha-melhor-amiga-como-chefe, trabalho da minha própria residência. Esse mês comecei a trabalhar para outra agência dentro do mesmo esquema, o que está tornando cada vez mais consistente essa minha condição de "pessoa que trabalha sem sair de casa". E foi isso que me motivou a escrever o post de hoje.

Das vantagens

1 -
Talvez a principal e mais óbvia delas: eu não preciso me deslocar. Antes eu gastava quase duas horas e meia indo e voltando do local onde eu trabalhava. Agora eu gasto menos de dez segundos me deslocando do meu quarto para o quarto onde está o meu computador.

2 - Por falar em gastar, trabalhar em casa é muito econômico. Porque o simples ato de sair de casa e me colocar exposta às milhões de informações capitalistas me leva a gastar, mesmo sem a menor necessidade. Conseqüentemente, se eu saio menos de casa, eu gasto menos dinheiro. (Porque eu ainda não me viciei - e nem pretendo - em sites de compras).

3 - Gasto menos roupas também. Afinal eu não tenho que me arrumar para trabalhar todos os dias. Nem cabelo eu penteio. É incrível. É libertador.

4 - Eu organizo meu tempo. Trabalho, vou ao banco, trabalho, estudo um pouco para o concurso, trabalho, vou à terapia, trabalho, vou malhar...

Das desvantagens:

1 - As pessoas da sua casa não levam seu trabalho a sério. (Pequena cena explicativa. Meu pai chega em casa no início da noite e eu digo: "estou morta de cansaço". Ele me olha com cara de interrogação e pergunta: "cansada de quê?". Fim da pequena cena explicativa). Sem falar os comentários das pessoas que ligam na minha casa no meio da tarde, do tipo "em casa a essa hora. Vida boa, hein?".

2 - É preciso ter muita, mas muita disciplina. Simplesmente porque numa empresa você não está acompanhada de todos os seus livros, suas revistas, seus seriados, suas músicas, sua cama (!), sua geladeira. Portanto, não tendo mais o que fazer, o jeito é trabalhar. Já em casa...

3 - Você não vê gente. ( O que não chego a configurar uma desvantagem muito grave porque eu supro essa necessidade em outros momentos da minha vida).


Parágrafo único: Entre vantagens e desvantagens, eu acho que essa é uma tendência do futuro, cada um na sua casa, despachando sua mão de obra. Acho que todos deveriam passar por isso ao menos uma vez na vida.